segunda-feira, 4 de maio de 2015

E assim nasceu a AraQuiBrun Cerveja Artesanal

Primeiro post, então seria legal contar como tudo começou....

Quem já provou cerveja artesanal ou gourmet, sabe o quanto é prazeroso tomar uma cerveja de verdade! Pra ser sincero, nem lembro qual foi a primeira cerveja que tomei que me fez sair desse sucos de milho. Só sei que depois que comecei a beber cerveja de qualidade, nunca mais gastei um centavo com essas "cervejas" comerciais.
Como todo bom brasileiro que acha que tudo que é importado é melhor, comecei a beber cervejas alemãs, belgas, inglesas, etc. Mas tinha momentos que isso doía o bolso...rsss

Um belo dia, meu amigo Hell, um dos fundadores do BOG - Boulevard Owner's Group, fórum e moto grupo destinados a proprietários de motos Suzuki Boulevard, estava fazendo uma viagem pela região Sul e iria passar por Blumenau. Resolvi acompanhá-lo e visitar outros Bogers. A noite, saímos para jantar e o pessoal nos levou até a Cervejaria Eisenbahn. Como eu não conhecia as cervejas (só tomava importada), me sugeriram uma sequencia que eles serviam com 4 estilos de cerveja: Pilsen, Weizenbier, Pale Ale e Dunkel.



Todas elas extremamente deliciosas, mas a Weizen foi a que mais me chamou a atenção!Isso foi em 2010.

A partir daí descobri que haviam muitas cervejas nacionais realmente muito boas! Uma delas é a BodeBrown, cervejaria muito premiada, com cervejas sempre bem lupuladas, aromáticas e marcantes. E o melhor, aqui de Curitiba!

Comecei a frequentar a fábrica aos sábados e encher meu Growler sempre que podia. Meu amigo Prof. Maneco, membro do extinto Moto Clube Gralhas, já frequentava a BodeBrown a mais tempo que eu e tinha amigos que faziam suas próprias cervejas. Na fila pra encher o Growler, obviamente a conversa era sempre sobre cerveja e do nada, como se fosse mágica, surgiu a ideia:


Vamos fazer nossa cerveja!

Pow!!!! Legal!!!! Quando???
Não tínhamos ideia por onde começar! Trocamos ideias com pessoas que faziam cerveja e pesquisamos muito. Nesse meio tempo, convidei meu amigo Ernesto, vulgo Cruel (que conheci através do BOG), a ir na BodeBrown para experimentar as cervejas e comentei com ele que eu e o Maneco iríamos começar a fazer cerveja. Então ele indagou que tinha grande interesse em participar.

....e assim nasceu a AraQuiBrun!!!

Isso foi em 2015...e ainda estávamos meio perdidos por onde começar. Então, o Maneco comentou que tinha conhecido um cara, super gente boa e que tava disposto a nos ajudar. Esse cara era simplesmente o Mario Coppini...alguém conhece? rssssss
O Mario nos orientou o que comprar pra começarmos a fazer cerveja em casa. Também nos ajudou com a primeira receita, uma HopWeiss. A ideia era testar nosso equipamento. Praticamente tudo ocorreu como planejado, exceto a parte do resfriamento. Nós fabricamos um schiller de contra-fluxo, mas o tamanho não foi o suficiente para resfriar 40L de mosto. Bom, fizemos tudo o que podíamos pra resfriar até a temperatura de inoculação do fermento.

Bom, pra resumir, 20 dias depois, esse foi o resultado:


Da esquerda pra direita: Brunetta, Maneco e Cruel

Pra primeira cerveja, até que saiu boa!

Basicamente foi isso! No próximo post vou contar a história do nome AraQuiBrun e seu significado! 

3 comentários:

  1. Parabéns pelo empreendimento, que seja um sucesso !!
    Eu fiz uma Weizen em casa, usando aquele kit da Brewferm, ficou mais ou menos... tem uma história longa hehe mas pretendo brincar de novo e melhorar.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Pietro! Estamos trabalhando pra que seja um sucesso mesmo. O caminho é longo, muitas coisas para aprender, mas um dia chegamos lá!
      Esse kit é aquele com extrato de malte, né? Porque ficou mais ou menos? Fiquei curioso!
      Quando fizer de novo, me avise que quero provar...rsss

      Excluir
  2. Quero comprar os materiais de fazer cerveja mas Barata minha condição financeira e polcas. Vcs mim aconselha começar por qual materiais da conzinha

    ResponderExcluir