Quem já provou cerveja artesanal ou gourmet, sabe o quanto é prazeroso tomar uma cerveja de verdade! Pra ser sincero, nem lembro qual foi a primeira cerveja que tomei que me fez sair desse sucos de milho. Só sei que depois que comecei a beber cerveja de qualidade, nunca mais gastei um centavo com essas "cervejas" comerciais.
Como todo bom brasileiro que acha que tudo que é importado é melhor, comecei a beber cervejas alemãs, belgas, inglesas, etc. Mas tinha momentos que isso doía o bolso...rsss
Um belo dia, meu amigo Hell, um dos fundadores do BOG - Boulevard Owner's Group, fórum e moto grupo destinados a proprietários de motos Suzuki Boulevard, estava fazendo uma viagem pela região Sul e iria passar por Blumenau. Resolvi acompanhá-lo e visitar outros Bogers. A noite, saímos para jantar e o pessoal nos levou até a Cervejaria Eisenbahn. Como eu não conhecia as cervejas (só tomava importada), me sugeriram uma sequencia que eles serviam com 4 estilos de cerveja: Pilsen, Weizenbier, Pale Ale e Dunkel.
Todas elas extremamente deliciosas, mas a Weizen foi a que mais me chamou a atenção!Isso foi em 2010.
A partir daí descobri que haviam muitas cervejas nacionais realmente muito boas! Uma delas é a BodeBrown, cervejaria muito premiada, com cervejas sempre bem lupuladas, aromáticas e marcantes. E o melhor, aqui de Curitiba!
Comecei a frequentar a fábrica aos sábados e encher meu Growler sempre que podia. Meu amigo Prof. Maneco, membro do extinto Moto Clube Gralhas, já frequentava a BodeBrown a mais tempo que eu e tinha amigos que faziam suas próprias cervejas. Na fila pra encher o Growler, obviamente a conversa era sempre sobre cerveja e do nada, como se fosse mágica, surgiu a ideia:
Vamos fazer nossa cerveja!
Pow!!!! Legal!!!! Quando???
Não tínhamos ideia por onde começar! Trocamos ideias com pessoas que faziam cerveja e pesquisamos muito. Nesse meio tempo, convidei meu amigo Ernesto, vulgo Cruel (que conheci através do BOG), a ir na BodeBrown para experimentar as cervejas e comentei com ele que eu e o Maneco iríamos começar a fazer cerveja. Então ele indagou que tinha grande interesse em participar.
....e assim nasceu a AraQuiBrun!!!
Isso foi em 2015...e ainda estávamos meio perdidos por onde começar. Então, o Maneco comentou que tinha conhecido um cara, super gente boa e que tava disposto a nos ajudar. Esse cara era simplesmente o Mario Coppini...alguém conhece? rssssss
O Mario nos orientou o que comprar pra começarmos a fazer cerveja em casa. Também nos ajudou com a primeira receita, uma HopWeiss. A ideia era testar nosso equipamento. Praticamente tudo ocorreu como planejado, exceto a parte do resfriamento. Nós fabricamos um schiller de contra-fluxo, mas o tamanho não foi o suficiente para resfriar 40L de mosto. Bom, fizemos tudo o que podíamos pra resfriar até a temperatura de inoculação do fermento.
Bom, pra resumir, 20 dias depois, esse foi o resultado:
Pra primeira cerveja, até que saiu boa!
Basicamente foi isso! No próximo post vou contar a história do nome AraQuiBrun e seu significado!