Então...conforme prometido, segue a explicação: Por que AraQuiBrun?
Todos aqueles que fazem cerveja passam pelo desafio de dar um nome à sua cerveja/cervejaria. Alguns tem facilidade, outros nem tanto (foi o nosso caso!)
Desde que começamos a fazer cerveja em casa, nos questionávamos que nome daríamos. Inicialmente pensamos em dar um nome alemão, como referência a escola Alemã. Mas cá pra nós...tem muita gente fazendo isso. Além do mais, todos os nomes que pensamos já estavam sendo usados e alguns registrados.
Pensamos em nomes em inglês, mas só porque soa chique! kkkkk
Depois partimos para nomes em português, mas todos soavam como nomes de cachaças, daquelas bem artesanais que você encontra por aí!
Pensamos em nomes que pudessem homenagear Curitiba e um nome surgiu: Batel.
Pra que não sabe, Batel é um bairro nobre de Curitiba, e a origem do nome vem do latim Battellum, que significa pequena embarcação.
Não lembro onde li, mas muito antigamente, havia uma festa que comemorava a estação da Primavera com uma festa onde é hoje a Av. do Batel. Segundo contam, um italiano trazia sua produção de queijos, vinhos, pães, flores, etc, num pequeno barco (Batel) que havia sido adaptado para uma carroça. Numa destas festas, o Batel encalhou e lá ficou. Depois disso, a população sempre fazia referência ao local como rua do Batel. Há outros relatos para a origem do nome do bairro, mas sinceramente não sei qual é a correta.
Enfim, o nome Batel, que além de homenagear um bairro de Curitiba, daria uma ideia legal para um rótulo. Por exemplo, um barco carregado de cerveja....(se você copiar a ideia, quero direitos autorias...kkkkkk). Mas mesmo assim, ainda não sentíamos que esse poderia ser o nome. Parecia que faltava algo. Dar nome pra sua cerveja é como dar nome a um filho. Você tem que olhar na cara dele e ver qual nome combina.
Então o impasse continuava...há alguns meses. Um belo dia, Maneco e sua namorada Eda Maria estavam viajando e começaram a trocar ideias. Começaram a fazer um jogo de palavras usando nossos nomes, sobrenomes, apelidos, etc. De repente surgiu AraQuiBrun. Um nome sonoro e ao mesmo tempo com personalidade. Quando o Maneco ligou pra mim e contou que havia encontrado o nome, eu pensei. Carai....ficou Tesão, Piá! kkkkkk
Esse nome vem das iniciais de nossos sobrenomes: Araium, Quintilham e Brunetta
Fizemos uma pequena pesquisa de mercado e muita gente gostou do nome. O curiosos queriam saber o que significava, outros achavam que parecia uma palavra mágica. Putz...mágica? Olha a ideia surgindo pra fazer o rótulo!
Cerveja, caldeirão, três barbudos fazendo cerveja, mágica....rótulo pronto. Melhor mostrar do que explicar...kkkk
Print do nosso rótulo. Quer ver ele completo? Então compre nossa cerveja...kkkk
Queríamos colocar nossas caricaturas no rótulo, mas fica muito carregado de informação. Por enquanto ficaram esses fantasminhas redondos aí....kkkkk! Mas já estou com ideias de mudar os magos. Particularmente, vai ficar show!
Decidimos colocar o nome das cervejas produzidas no caldeirão. Basillicum é o nome de Manjericão em Latim, já que nossa HopWeiss leva manjericão na receita.
Além da HopWeiss, produzimos uma Weizen (Rusticus) e uma Northern Brown Ale (Capulus), que aliás, tem sido muito bem aceita!
Agora chega de historinhas....próximos posts vamos nos dedicar ao que interessa....fazer cerveja!!!!!
Abraço!
Brunetta